Notícia
08/09/2016

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 Consulta Pública para Avaliação

Nessa ferramenta de análise e avaliação, apresentamos os Objetivos de Aprendizagens propostos para o Ensino Fundamental Regular Urbano - Ano Letivo 2016. Como foi dito nas Orientações Pedagógicas/2016, esses objetivos foram redigidos com base em consulta aos seguintes documentos: Parâmetros Curriculares Nacionais (1995), Orientações Curriculares do Estado de Mato Grosso (2012), Base Nacional Curricular Comum (2015) e amostra representativa de Diários Eletrônicos, do ano de 2015, de diferentes escolas do Estado. Foi dito também que essa elaboração de objetivos é uma proposta inicial, passível de modificações pertinentes no decorrer do processo; que os objetivos propostos no sistema representam apenas o que é considerado básico em termos curriculares para cada ciclo do Ensino Fundamental e que poderia ser complementado na parte inferior de cada disciplina, no campo das observações, onde os professores regentes poderiam incluir todos os objetivos de aprendizagem trabalhados que não foram contemplados na lista inserida no sistema.

 

Sendo assim, convidamos as escolas/Cefapros/Assessorias que colaborem com a avaliação desse processo para que possamos realizar as alterações/mudanças para o ano letivo de 2017.

 

Como sabemos, em nível nacional, estamos construindo a Base Nacional Curricular Comum - BNCC e posteriormente será construído o Currículo Nacional. Esse mesmo processo deve ocorrer nos estados e municípios após a versão final da BNCC. Dessa forma, esse movimento coletivo possibilitará alterar/mudar, permanentemente, aquilo que for possível alterarmos/mudarmos no processo para nos adequarmos as alterações/mudanças que melhor atendam as necessidades da rede estadual de Mato Grosso.

 

Para finalizar, reiteramos que essa ferramenta de análise e avaliação, trata apenas dos objetivos de aprendizagens propostos no sistema (SigEduca), representam apenas o que é considerado básico em termos curriculares para cada ciclo do Ensino Fundamental e que fará parte da documentação/vida escolar dos alunos. Não se trata de Base Estadual Curricular Comum, esse processo, como dito no parágrafo anterior, será desencadeado posteriormente.

 

Maiores informações: sueb.fundamental@seduc.mt.gov.br

​ 

Após decisão coletiva os membros escolhidos para registrar as sugestões dos Grupos de Trabalhos das Escolas/Cefapros/Assessorias deverão inserir os dados no item correspondente, conforme lista abaixo.

 

1- QUESTIONÁRIO PARA ANALISAR OS CONCEITOS DE AVALIAÇÃO.

Neste questionário solicitamos a contribuição de todos os envolvidos na educação básica, membros das escolas, assessorias e Cefapros.


2- Avaliação dos Objetivos de Aprendizagem do 1º Ciclo:

ARTE

CIÊNCIAS DA NATUREZA

EDUCAÇÃO FÍSICA

GEOGRAFIA

HISTÓRIA

LÍNGUA PORTUGUÊSA 

MATEMÁTICA

ENSINO RELIGIOSO​


3- Avaliação dos Objetivos de Aprendizagem do 2º Ciclo:

ARTE

CIÊNCIAS DA NATUREZA

EDUCAÇÃO FÍSICA

GEOGRAFIA

HISTÓRIA

LÍNGUA ESTRANGEIRA (ESPANHOL)

LÍNGUA ESTRANGEIRA (INGLÊS)

LÍNGUA PORTUGUESA

MATEMÁTICA

ENSINO RELIGIOSO​


4- Avaliação dos Objetivos de Aprendizagem do 3º Ciclo:

ARTE

CIÊNCIAS DA NATUREZA

EDUCAÇÃO FÍSICA

GEOGRAFIA

HISTÓRIA

LÍNGUA ESTRANGEIRA (ESPANHOL)

LÍNGUA ESTRANGEIRA (INGLÊS)

LÍNGUA PORTUGUÊS

MATEMÁTICA

ENSINO RELIGIOSO​


 

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