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​O presente projeto tem como finalidade Evidenciar qual a importância do trabalho lúdico para o desenvolvimento das crianças do maternal I (15 crianças), Creche Nossa Senhora Aparecida, localizada na rua João Custódio Silva, s/nº, no bairro Maracanã no município de Barra do Bugres-MT.

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10/07/2017O trabalho lúdico no espaço educativo da Creche Nossa Senhora Aparecida
  

​O presente artigo discute a ludicidade como estratégia para o ensino da matemática na educação básica. Levando-se em consideração os dados do PISA, que é o programa internacional para avaliação dos estudantes, o Brasil está entre os piores colocados, especialmente no que tange à matemática. ​

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27/06/2017Ludicidade no Ensino de Matemática: Caminhos para uma Aprendizagem mais Significativa e Eficaz
  
Hoje no Brasil, a evasão escolar se constitui como problema que cresce cada vez mais, afetando principalmente as escolas públicas. O maior índice de evasão escolar está relacionado às necessidades de os jovens trabalharem para complementar a renda familiar, fazendo com que aumente cada vez mais o número de adolescentes deixando as salas de aula.​

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27/06/2017Algumas Reflexões Teóricas e Práticas sobre Fracasso e Evasão Escolar na Educação de Jovens e Adultos
  
​Neste artigo apresentaremos alguns resultados sobre os fatores condicionantes dos alunos no processo de aprendizagem em Matemática. Nosso objetivo é determinar os prováveis fatores que contribuem com o ensino-aprendizagem da matemática no 6° e 7° anos do ensino fundamental.

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23/06/2017Breves reflexões teóricas e metodológicas sobre o ensino e aprendizagem de matemática no Ensino Fundamental
  

O estudo da dança como elemento didático e pedagógico na escola tem como objetivo analisar a importância da dança no espaço escolar como melhoria do processo ensino aprendizagem.  Nas escolas de Várzea Grande - Mato Grosso - Brasil, deparamos com alunos que praticam várias modalidades de dança e muitas vezes não é dado a importância a essa modalidade por não fazer parte do currículo da escola.​

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23/06/2017A dança como elemento didático e pedagógico
  

​Neste trabalho discutiremos a aplicação da Avaliação Mediadora e seus benefícios no processo de ensino e aprendizagem. Nosso objetivo é conhecer a eficácia deste método. Desse modo, escolhemos uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental, do período vespertino, do Centro Municipal de Ensino Professor José Nodari do Município de Tangará da Serra – MT. 

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22/06/2017Avaliação Mediadora: Instrumento necessário para uma prática docente mais crítica e
  
Esta é uma pesquisa sobre o papel fundamental da Ludicidade como ferramenta de motivação na área da Educação. Investiga-se a realidade atual do novo sistema aplicado na Educação de Mato Grosso, o Ciclo de Formação Humana que desde a sua consagração provocou inúmeras mudanças no comportamento dos jovens e adolescentes do nosso Estado. Para ler a pesquisa, clique aqui​.
22/06/2017Ludicidade no Ensino Aprendizagem: Dos jogos interdisciplinares à aprendizagem significativa
  
Brasil é o 8° país com maior número de analfabetos adultos, diz UNESCO. A crise na
aprendizagem não é só no Brasil, mas global. Para a UNESCO, o problema está relacionado com a má qualidade da educação e a falta de atrativos nas aulas e de treinamento adequado para os professores. Não é de hoje que se sabe que o índice de analfabetismo no Brasil ainda é grande, tendo milhões de analfabetos acima dos 15 anos de idade.

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21/06/2017Alfabetização e Letramento: psicomotricidade como ferramente para o sucesso
  
​Esta pesquisa analisa erros conceituais nos livros didáticos de história no ensino médio. Considera a má qualidade dos livros didáticos, com erros, a superficialidade dos assuntos abordados, a valorização de personagens heroicas, e a falta de contextualização. O livro didático é um valioso recurso para o acesso à cultura e o desenvolvimento da educação.

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21/06/2017Erros conceituais no livro didático de História no Ensino Médio
  
​Esta pesquisa mostra alguns resultados das possíveis causas e consequências da evasão escolar a partir de um enfoque de investigação qualitativa e quantitativa realizada no CEJA – Centro de Educação de Jovens e Adultos de Aragarças, da Rede ​Pública de Ensino do Estado de Goiás.

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20/06/2017Breves Considerações Crítica e Reflexiva Sobre a Evasão Escolar no Ceja Ensino Médio
  

​Mesmo que o assunto em discussão esteja muito discutido ultimamente pelos profissionais da educação a evasão escolar e a motivação são os fatores que comprometem em muito o ensino e aprendizagem, principalmente no noturno, este estudo tenta demostrar a realidade dos alunos do curso noturno de EJA – Leovegildo Mello que conta com numero expressivo de alunos no curso médio, sendo que alguns foram selecionados para serem participantes da pesquisa, bem como a opinião de Professores sobre o ensino noturno.​ Artigo de autoria de Roziane Marcia Cardoso de Moraes​

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20/06/2017Discutindo Sobre Evasão Escolar e Ensino e Aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos
  
​Este artigo é uma parte resumida de nossa Dissertação de Mestrado em Ciência da Educação, defendida na Universidad Columbia Del Paraguay na cidade de Pedro Juan Caballero em 10 de novembro de 2016, com o título: Educação Financeira para Adolescentes do Ensino Médio em Cuiabá – MT na E.E.P.M: “Tiradentes”, de autoria de José Gonçalo da Silva (CEPMT).

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12/06/2017Matemática Contextualizada: o ensino da educação financeira no cotidiano de alunos do Ensino Médio
  


 


 

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A Linguagem Virtual na Formação Educacional dos Adolescentes

Autor: Luciano Otahara Campos - bacharel em Comunicação Social (UFMT), Licenciado em Letras (UFMT) e Pós-Graduado em Docência do Ensino Superior (Faculdade Afirmativo).

24/04/2017A Linguagem Virtual na Formação Educacional dos Adolescentes
  

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A Educação Física e o Ensino Médio: pela possibilidade da mediação entre o “fazer com” e o “falar de" 

Autores: José tarcísio Grunennvaldt, Evandro Silva Alves e Givanildo Fávero (Professor de Educação Física da Rede Básica de Ensino do Estado de Mato Grosso, Rondonópolis, MT – Brasil)

07/02/2017A Educação Física e o Ensino Médio: pela possibilidade da mediação entre o “fazer com” e o “falar de"
  

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PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E METODOLÓGICAS NECESSÁRIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO HÁBITO DA LEITURA

Autor: Eleuza Pereira da Silva Queiroz

09/12/2016PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E METODOLÓGICAS NECESSÁRIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO HÁBITO DA LEITURA
  

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A PSICOMOTRICIDADE E A EXPRESÃO CORPORAL, UMA ATIVIDADE VITAL NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

Autor: Eleuza Pereira da Silva Queiroz/Lourdes Keila Casado Pulucena/Lucieni Vaz dos Santos


09/12/2016A PSICOMOTRICIDADE E A EXPRESÃO CORPORAL, UMA ATIVIDADE VITAL NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM
  

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O ENSINO APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA RELEITURA DE IMAGENS UTILIZANDO A FOTOGRAFIA​


​Autor: NEVES, Idenir Mariano de Oliveira

16/11/2016O ENSINO APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA RELEITURA DE IMAGENS UTILIZANDO A FOTOGRAFIA
  

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EDUCAÇÃO INCLUSIVA E PRÁTICAS PEDAGOGICAS NO DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL ​


Autor: Marlene da Paixão Costa

19/10/2016EDUCAÇÃO INCLUSIVA E PRÁTICAS PEDAGOGICAS NO DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL
  
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Processo de Atribuição Seduc/2018

A Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer, por meio da Superintendência de Gestão de Pessoas/SUGP, informa que nesta página encontra-se todas as informações para acompanhamento do PROCESSO DE ATRIBUIÇÃO SEDUC/MT-PAS/2018​​ (efetivos e candidatos a contrato temporário).


Últimas atualizações: 

Edital e normativas serão publicadas. 



PROCESSOS ANTERIORES:



Secretaria Adjunta de Políticas de Gestão de Pessoas na Educação - SAPGPE
Coordenadoria de Provimento – COP​



18/10/2016Processo de Atribuição Seduc
  

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Aspectos educacionais e sócio-antropológicos da surdez. A língua Brasileira de Sinais​



Leandro Francisco Alves

Maria Luanna da Silva Leite 

21/09/2016Aspectos educacionais e sócio-antropológicos da surdez. A língua Brasileira de Sinais
  

Nessa ferramenta de análise e avaliação, apresentamos os Objetivos de Aprendizagens propostos para o Ensino Fundamental Regular Urbano - Ano Letivo 2016. Como foi dito nas Orientações Pedagógicas/2016, esses objetivos foram redigidos com base em consulta aos seguintes documentos: Parâmetros Curriculares Nacionais (1995), Orientações Curriculares do Estado de Mato Grosso (2012), Base Nacional Curricular Comum (2015) e amostra representativa de Diários Eletrônicos, do ano de 2015, de diferentes escolas do Estado. Foi dito também que essa elaboração de objetivos é uma proposta inicial, passível de modificações pertinentes no decorrer do processo; que os objetivos propostos no sistema representam apenas o que é considerado básico em termos curriculares para cada ciclo do Ensino Fundamental e que poderia ser complementado na parte inferior de cada disciplina, no campo das observações, onde os professores regentes poderiam incluir todos os objetivos de aprendizagem trabalhados que não foram contemplados na lista inserida no sistema.

 

Sendo assim, convidamos as escolas/Cefapros/Assessorias que colaborem com a avaliação desse processo para que possamos realizar as alterações/mudanças para o ano letivo de 2017.

 

Como sabemos, em nível nacional, estamos construindo a Base Nacional Curricular Comum - BNCC e posteriormente será construído o Currículo Nacional. Esse mesmo processo deve ocorrer nos estados e municípios após a versão final da BNCC. Dessa forma, esse movimento coletivo possibilitará alterar/mudar, permanentemente, aquilo que for possível alterarmos/mudarmos no processo para nos adequarmos as alterações/mudanças que melhor atendam as necessidades da rede estadual de Mato Grosso.

 

Para finalizar, reiteramos que essa ferramenta de análise e avaliação, trata apenas dos objetivos de aprendizagens propostos no sistema (SigEduca), representam apenas o que é considerado básico em termos curriculares para cada ciclo do Ensino Fundamental e que fará parte da documentação/vida escolar dos alunos. Não se trata de Base Estadual Curricular Comum, esse processo, como dito no parágrafo anterior, será desencadeado posteriormente.

 

Maiores informações: sueb.fundamental@seduc.mt.gov.br

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Após decisão coletiva os membros escolhidos para registrar as sugestões dos Grupos de Trabalhos das Escolas/Cefapros/Assessorias deverão inserir os dados no item correspondente, conforme lista abaixo.

 

1- QUESTIONÁRIO PARA ANALISAR OS CONCEITOS DE AVALIAÇÃO.

Neste questionário solicitamos a contribuição de todos os envolvidos na educação básica, membros das escolas, assessorias e Cefapros.


2- Avaliação dos Objetivos de Aprendizagem do 1º Ciclo:

ARTE

CIÊNCIAS DA NATUREZA

EDUCAÇÃO FÍSICA

GEOGRAFIA

HISTÓRIA

LÍNGUA PORTUGUÊSA 

MATEMÁTICA

ENSINO RELIGIOSO​


3- Avaliação dos Objetivos de Aprendizagem do 2º Ciclo:

ARTE

CIÊNCIAS DA NATUREZA

EDUCAÇÃO FÍSICA

GEOGRAFIA

HISTÓRIA

LÍNGUA ESTRANGEIRA (ESPANHOL)

LÍNGUA ESTRANGEIRA (INGLÊS)

LÍNGUA PORTUGUESA

MATEMÁTICA

ENSINO RELIGIOSO​


4- Avaliação dos Objetivos de Aprendizagem do 3º Ciclo:

ARTE

CIÊNCIAS DA NATUREZA

EDUCAÇÃO FÍSICA

GEOGRAFIA

HISTÓRIA

LÍNGUA ESTRANGEIRA (ESPANHOL)

LÍNGUA ESTRANGEIRA (INGLÊS)

LÍNGUA PORTUGUÊS

MATEMÁTICA

ENSINO RELIGIOSO​

08/09/2016Consulta Pública para Avaliação
  

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FACULDADE INTERNACIONAL SIGNORELLI - FISIG ENSINO A DISTÂNCIA DE JOVENS E ADULTOS E SUA HISTÓRIA​



Autores do Texto:

Aécio Benedito Ormond
Especialista em Educação de Jovens e   Adultos












          

08/09/2016FACULDADE INTERNACIONAL SIGNORELLI - FISIG ENSINO A DISTÂNCIA DE JOVENS E ADULTOS E SUA HISTÓRIA
  

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IMPORTÂNCIA DO PEIP: Reflexões, Apontamentos e Desafios do Ser Pesquisador na Perspectiva da Educação Básica​


Autores do Texto:

Carlos Alberto Cardoso

Coordenador Pedagógico da Escol Estadual 19 de Maio em Alta Floresta

Mediador da Formação Contínua e Desenvolvimento Profissional na Escola


05/09/2016Importância do PEIP: Reflexões, Apontamentos e Desafios do Ser Pesquisador na Perspectiva da Educação Básica
  


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PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL​


Autores do Texto:

ALVES, Leandro Francisco​​​
29/08/2016PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL
  

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A Importância das aulas práticas de Ciências no Ensino Fundamental na Escola Estadual “Deputado João Evaristo Curvo” no município de Jauru – MT.



Autores do Texto:

Gerciley Pereira da Rocha

Josiane do Pilar Santos de Souza

Maria Aparecida do Carmo Pereira​​

02/08/2016A Importância das aulas práticas de Ciências no Ensino Fundamental na Escola Estadual “Deputado João Evaristo Curvo” no município de Jauru – MT.
  

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CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO: DIVERSIDADES EM PAUTA


A Coordenadoria de Diversidades, juntamente com a Gerência de Educação Ambiental, que integram a Superintendência de Diversidades Educacionais da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer de Mato Grosso, convida interessados para participar de uma publicação conjunta, que visa dar visibilidade às ações realizadas nas escolas públicas estaduais acerca de temas relacionados às Diversidades. 

Abaixo estão disponíveis as Chamadas para tal publicação - uma se refere aos trabalhos voltados à Educação Ambiental e outra para as demandas da Coordenadoria de Diversidades: educação em direitos humanos, relações étnico-raciais, relações de gênero, diversidade sexual e cultural.

As chamadas apresentam as normas para a submissão dos materiais, que serão avaliados por uma Comissão.

 

Educação Ambiental


1ª CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS SOBRE DIVERSIDADES EDUCACIONAIS


26/07/2016Diversidade e Educação Ambiental
  
12/07/2016Documentos oficiais na Educação de Mato Grosso e de Cuiabá pela ótica da legislação
  

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Processo Seletivo de Profissionais Efetivos e/ou estáveis e Interinos.

Podem se inscrever todos os profissionais interessados.

 

O Centro de Suporte à Inclusão da Educação Especial - CASIES, situado na capital, selecionará profissionais para compor seu quadro. O seletivo terá validade para os anos de 2017 e 2018. O Edital do referido seletivo, bem como o formulário de inscrição estão disponíveis nos links a baixos. Para participar, leia o edital e verifique o cargo compatível com sua formação. E posteriormente preencha a ficha de inscrição e encaminhe para o e-mail seletivo.casies@seduc.mt.gov.br .


- Lista de Convocação dos Aprovados no Seletivo Casies - Lista de Convocação dos Aprovados no Seletivo Casies.pdf


- Edital do Seletivo - Clique aqui! Edital Seletivo CASIES 2017 2018 (2).pdf

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​- Convocação de Candidatos para Validação de Documento e Entrevista (1ª Etapa) - Clique aqui! Relação de Candidatos efetivos.pdf


- Resultado da Banca – 1º Etapa (Profissionais Efetivos e/ou Estáveis)​ - Clique

aqui! Resultado Banca - 1ª Etapa Seletivo CASIES 2017 2018.pdf


- Vagas Remanescentes - Vagas Remanescentes.pdf


Ficha de Inscrição Candidatos Contrato Temporário.docx


Retificação do Edital do Processo Seletivo CASIES 2017.pdf


Convocação de Candidatos para Validação de Documentos e Entrevista 2º Etapa.pdf


Resultado Seletivo CASIES 2017 2018 Segunda Etapa Contrato Temporário.pdf


Resultado Seletivo (retificado) CASIES 2017 2018 Segunda Etapa Contrato Temporário.pdf


Homologação do Resultado Final da Primeira e da Segunda Etapas.pdf


EDITAL ATESTO 3 2016 1.pdf


EDITAL ATESTO 3 2016 1.doc


-RELATÓRIO FINAL ATESTO 2016 3.pdf


Ficha de Inscrição para o Atesto de Libras 2016/3


Observação:

Profissionais efetivo e/ou estáveis do estado (SEDUC) poderão se inscrever no seletivo. Sendo aprovados, serão designados para trabalharem no CASIES.

Acompanhe nesta página, as convocações para entrevistas, resultados e homologações.

  

Coordenadoria de Educação Especial

Informações: (65) 3613 6373


07/07/2016SELETIVO DO CASIES PARA 2017
  
05/07/2016ADEPE- MT Avaliação Diagnóstica do Ensino Público Estadual do Mato Grosso no cenário da Avaliação Nacional e no contexto do estado de Mato Grosso
  

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ALINE CRISTINA MIRANDA DA SILVA1
EDERVAL PEREIRA DE SOUZA2
FRANCISNEIDE COSTA VILAÇA3
JOELMA GOMES DE OLIVEIRA ARAÚJO4


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01/07/2016Estudo de Casos Sobre a Síndrome de Burnout em Professores da Rede Pública de Ensino em Jauru-MT
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